terça-feira, 5 de janeiro de 2016

3º Melhor Alimento do Mundo

O terceiro melhor alimento do mundo!


Seja bem vindo(a).

Hoje vou falar de um SUPER alimento, o coco! Encontrado facilmente em nosso país (ainda bem!), o coco é um alimento riquíssimo em nutrientes. Considerado o terceiro melhor alimento do mundo, o coco é quase que aproveitado integralmente (tomamos a água e comemos a polpa).
Falando da polpa do coco, essa é rica em minerais e em uma gordura coadjuvante na perda de peso (sempre pensando em consumir com moderação já que é gordura). A maior parte dessa gordura presente no coco, é a que conhecemos por triglicerídeos de CADEIA MÉDIA – um tipo de gordura que no fígado, vira energia rapidamente, alimenta o figado, e por isso não é acumulada como forma de gordura adiposa.
Já o ácido LÁURICO, também presente no alimento, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo para diminuir resistência á insulina e obesidade, e desnaturar bactérias ruins no intestino.
O coco também ajuda no controle da fome, por saciar por mais tempo, estimula pouca produção de insulina por ser um alimento de baixa carga glicêmica e favorece o funcionamento do intestino.
Portanto bora comer coco!!! Ele também nos “exige” mastigação, o que é ótimo para conter as compulsões alimentares.

(Em breve uma receita de iogurte de coco)

Propriedades do coco

Seja na praia ou em ocasiões de desidratação, diarreias, etc, o coco (sua água) é sempre sugerido e bem recomendado. Mas você já pesquisou sobre o motivo?  Essa fruta contém propriedades bactericidas, antioxidantes, antiparasitárias, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras e imunoestimulantes.
Seus principais benefícios estão em sua semente, que quando amadurece apresenta muitas vitaminas, minerais e oligoelementos, ou seja, nutrientes essenciais para o nosso organismo.
Além disso, o fruto contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos.
O coco é um fruto seco do qual se consome a semente, como já mencionamos. Geralmente é recomendado em dietas anti estresse, ou para ganhar peso, também como auxiliar no combate à osteoporose, para a saúde cardiovascular e para evitar a retenção de líquidos.

Coco para atletas

Atletas e pessoas que praticam esportes regular e diariamente deveriam consumir água de coco. 
Veja o porquê:
Hidrata: o fruto possui alta porcentagem de água e minerais que evitam a desidratação. É um bom aliado nos treinamentos diários e também em dias de competição, onde o gasto energético é grande. Por conter baixo teor de gorduras e de açúcares, não oferece calorias. Além disso, em dias muito quentes, o coco é capaz de saciar a sede rapidamente.
Remineraliza: também ajuda a regular a tonicidade dos músculos e melhorar as funções cardíacas.
É antioxidante: alguns dos minerais que o compõem (selênio e zinco principalmente) o tornam um poderoso antioxidante. É por isso, também, que é muito utilizado em tratamentos de beleza, para preparar cremes e protetores solares.
É energético: é ideal para consumir depois de um dia cansativo, de muita atividade física ou em lugares muito quentes. Também pode ser adicionado a vitaminas ou sucos de frutas (laranja, toranja, banana, etc).
Regula a pressão sanguínea: isso ocorre porque suas gorduras saturas oferecem uma reserva de energia de extrema qualidade para o corpo. Esse tipo de gordura é encontrado na polpa (parte branca interna do fruto) e na água.

A água de coco faz bem ao coração

Foi demonstrado que a água de coco, líquido que só existe no fruto quando ainda não está maduro, tem um baixo teor de açúcares e gorduras, é rico em minerais e oligoelementos.
Em países tropicais, onde o coqueiro é abundante, consumimos a água fresca do fruto recém-extraído do pé. Nas praias é comum encontrar vendedores ambulantes oferecendo a água em diversos tamanhos de garrafas.
Tomar água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto. Ainda, possui propriedades antidiabéticas e hipoglicemiantes.

Mais propriedades da água de coco...
Além de ser muito boa para a saúde cardiovascular, a água de coco é quase igual ao leite materno, pois se comparada em termos de poder antioxidante, o que contribui para limpar o rim de substâncias nocivas.
Também é boa para a higiene interna do corpo, é recomendável para crianças, pois contém 
vitamina C, açúcar natural e muitos minerais. Serve para aliviar episódios de vômito, gases e problemas urinários.
Ajuda a manter as funções renais, a digestão, as funções hepáticas; previne infecções, ajuda a controlar a diabete e promove a regularidade intestinal. Alivia a tensão no pâncreas e os sistemas de enzimas, serve para tratar doenças vesiculares e manter a pele hidratada, lisa e suave.

Benefícios do coco para mulheres grávidas

Água de coco é uma delícia, super refrescante e é uma companhia quase obrigatória nos passeios à praia. Caminhar no parque e tomar uma água de coco também é revigorante, mas além de ser deliciosa faz muito bem às futuras mamães.
Isso mesmo, uma simples água de coco encontrada facilmente em diversos lugares pode ser uma grande aliada das futuras mamães para o alívio da azia e enjoos, por exemplo.
Essa é uma forma gostosa e natural para se livrar de alguns incômodos da gravidez.

Veja a seguir os benefícios da água de coco na gravidez:

- Como é muito rica em sais minerais, como sódio e potássio, que ajudam a regular a pressão arterial e contribuem no equilíbrio dos líquidos no organismo.
- Um copo de água de coco ajuda no alívio da azia e dos enjoos.
-É uma excelente opção para manter a hidratação do corpo nos dias quentes.
- Ajuda a evitar infecção urinária por ser diurética.
- Rica em magnésio que ajuda no crescimento e formação dos tecidos.
Quantos benefícios uma simples água de coco pode trazer! Por isso mamães, em seus passeios ou mesmo para relaxar em casa desfrutem da deliciosa bebida!
-----------------------------------------------------------------
    
O coqueiro (Cocos nucífera) é a única espécie do gênero Cocos, uma palmeira de grande porte que atinge até 30 metros de altura e que possui o coco como fruta. Pertence a família Arecaceae.

A medicina alternativa reconhece as propriedades do coco há mais de 4.000 anos e o utiliza em suas diversas formas para tratar uma variedade de problemas de saúde e nutrir o corpo. Possui propriedades medicinais para combater abscessos, afecções respiratórias, angina, asma, artrite, bronquite, cistite, colesterol alto, cólicas abdominais, desnutrição, diarreias, dores comuns, falta de apetite, febre, icterícia, inflamação do canal da uretra, irritações gastrointestinais, pele seca e danificada, tosse, úlceras gástricas, dentre outros.
O coco é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão deficiente e a baixa densidade óssea.

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é comprovadamente benéfico para pele seca e danificada, seja para deixar a pele com aspecto mais saudável, seja para auxiliar na cicatrização. Também é um excelente remédio natural para queimaduras, cortes contusões e até mesmo para a recuperação (cicatrização) de ossos quebrados. Da mesma forma, o pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde do coração, vez que a gordura do coco é diferente de outras gorduras saturadas, vez que é composto por ácidos graxos de cadeia média. Adicionado a dietas, o óleo de coco adicionado a dietas aumenta a energia, equilibra os hormônios, estimula a glândula tireoide e aumenta a atividade do metabolismo, ajudando a liberar energia e promover a perda de peso. O óleo pode ser usado para fritar alimentos.

Por que beber água de coco?

A água de coco é o líquido doce hidratante encontrado dentro da fruta fresca, e não pode ser confundida com o óleo de coco. Além de açúcares naturais, a água de coco possui um conjunto composto de vitaminas e minerais, o que a torna uma bebida saudável, sendo também rica em potássio, cloretos, cálcio e magnésio, e possui uma pequena quantidade de sódio, açúcar e proteínas, sendo livre de gordura. Embora o conteúdo mineral permaneça praticamente constante, o açúcar e as concentrações de proteína aumentam à medida que a fruta amadurece.
O gosto da água varia de acordo com a maturidade da fruta. A água do coco verde é considerada como a melhor em sabor e qualidade. Já a água do coco maduro não é tão saborosa. Mesmo as pequenas ilhas mais remotas do mundo possuem coqueiros, vez que as frutas que boiavam no mar chegaram a tais ilhas. Muitas vezes, a água de coco é o único líquido potável disponível, recebendo por esse motivo o apelido de “água da vida”, vez que já ocorreram inúmeros relatos de náufragos que sobreviveram bebendo tal líquido.

Contraindicações e efeitos colaterais da água de coco

Quando consumido em quantidades moderadas, não causa efeitos colaterais.

Entenda mais sobre os benefícios do óleo de coco em menos de 7 minutos - Assista ao vídeo¬





by Solrac



Página no facebook