Os benefícios da L-Teanina


Os benefícios da L-Teanina



A L-Teanina é um nutriente encontrado no chá verde, e oferece uma grande variedade de benefícios cognitivos para levar o seu desempenho mental para o próximo nível!



O chá verde vem recebendo muito destaque positivo nos últimos anos. Hoje em dia, é indicada para promover sua habilidade de perda de gordura, trazendo benefícios numerosos à sua saúde, e elevando seus níveis de antioxidantes. Mas esses atributos impressionantes são apenas parte da história. Há outra razão pela qual mais e mais pessoas estão se voltando para o chá verde.


Estou falando de L-Teanina, um aminoácido encontrado no chá verde e quase em nenhum outro lugar na natureza. 


Como um nutriente isolado, a L-Teanina recentemente surgiu em vários suplementos, que vão desde nootrópicos (compostos naturais ou sintéticos, usados para melhorar o poder cognitivo) a suplementos pré-treino, e por uma boa razão! Pesquisas recentes sugerem que L-Teanina pode te auxiliar a manter a calma e o foco, e ainda melhorar sua produtividade.


Embora este ingrediente sozinho possa fornecer alguns benefícios, ele realmente deixa sua marca quando emparelhado com a cafeína. Então, pegue um pote de chá verde, e vamos mergulhar.




Chá verde e L-Teanina





A L-Teanina é um aminoácido comum às folhas da espécie de planta Camellia sinensis, e sua folha é mais comumente usada para fazer o chá verde. Não é encontrado em nenhum alimento, além de algumas espécies raras de cogumelos.


Em vários estudos, a teanina tem sido mostrada para apoiar o foco e a concentração, sem aquele sentimento de intenso nervosismo e agitação, comum em bebidas energéticas. Este é o lugar onde a teanina realmente brilha. Também foi demonstrado que apoia uma sensação de calma. Seja no trabalho, estudando ou até na academia, é fácil imaginar como sentir-se menos estressado e mais focado poderia te ajudar a ter maior rendimento.


Como a L-Teanina age?

A teanina exerce seus efeitos em várias frentes, apoiando níveis de neurotransmissores inibitórios no cérebro e promovendo um estado de relaxamento. Aqui está uma lista de tudo que é envolvido no processo:


⇢ GABA (Ácido gama-aminobutírico): a teanina trabalha para apoiar os níveis de GABA no cérebro. E este aumento tem como efeito o relaxamento. 


⇢ Dopamina: a teanina também suporta níveis de dopamina no cérebro. A dopamina é um hormônio que ajuda a controlar os centros de recompensa e prazer do cérebro. Um aumento na dopamina não só ajuda com o foco, mas também promove sentimentos de felicidade. 

⇢ Glicina: a glicina tem propriedades semelhantes ao ácido gama-aminobutírico, e trabalha para aumentar ainda mais os níveis de dopamina. 

Ondas cerebrais alfa: a teanina é sugerida por ter um grande impacto na atividade das ondas cerebrais alfa. A geração de ondas alfa está associada a um estado de alerta e também relaxado, e pode ser uma das principais razões pelas quais a teanina é tão eficaz ao apoiar uma resposta de estresse saudável. O aumento da atividade das ondas cerebrais alfa também está ligado ao estado de alerta e à excitação.



Teanina e Cafeína: Melhor Juntas


A teanina pode soar como um suplemento perfeito para te propiciar uma boa noite de sono, e é verdade que ela oferece alguns benefícios definitivos quando tomadas no final do dia. Esse aminoácido tornou-se um ingrediente comum emparelhado com melatonina em suplementos de focados no sono, e muitas pessoas até mesmo consomem teanina por conta própria.


Mas, ao tomar como um pré-treino durante o dia, no entanto, há evidências de que a teanina é ainda mais eficaz quando tomada com cafeína. Juntas, oferecem maiores benefícios do que sozinhas. Suplementar com teanina e cafeína tem sido sugerido para aumentar o foco e a atenção, o que pode ser muito útil para várias atividades do seu dia-a-dia.


Para os levantadores de peso, isto pode ser uma grande jogada para quando você se prepara para um peso quase máximo. Um desvio na atenção e foco no movimento certo pode resultar em uma tentativa perdida ou pior, uma lesão. Adicionalmente, sugere-se que a co-suplementação melhora o tempo de reação, o que pode ser benéfico quando se treina focando potência ou velocidade.


Não surpreendentemente, este emparelhamento também mostra grande promessa de apoio cognitivo. Um estudo publicado pela Nutritional Neuroscience, observou indivíduos que consumiram 40 miligramas de cafeína e 97 miligramas de teanina pouco antes de realizar um teste cognitivo. O grupo experimental demonstrou desempenho aumentado em vários testes cognitivos e relatou reduzidos cansaço e fadiga mental, bem como aumentou seu estado de alerta.


Outro estudo publicado em Biological Psychology dividiu os indivíduos em três grupos: um que consumiu apenas teanina (grupo 1), outro, apenas cafeína (grupo 2), e outro que consumiu teanina e cafeína (grupo 3). Uma vez que o suplemento foi consumido, os sujeitos foram submetidos a uma série de tarefas cognitivas 30 e 90 minutos após tomar o suplemento. O grupo 3 de teanina mais cafeína demonstrou melhorias significativas em testes de reação múltipla e processamento de informação. Eles também relataram uma sensação de alerta aumentada, bem como cansaço reduzido e menos fadiga mental.



Quanto consumir?


Agora que você aprendeu sobre os benefícios, você provavelmente está se perguntando o quanto você deve consumir.

Os estudos que examinam os efeitos da teanina se utilizaram da quantia de 25-500 miligramas. Um copo de 6 onças de chá verde fornece entre 25 e 60 miligramas de teanina na maioria dos casos. Um emparelhamento ideal para um desempenho melhorado é 200-300 miligramas de teanina com 100-200 miligramas de cafeína.

Então, como você obter? 

Você poderia trocar algumas de suas xícaras diárias de café pelo chá verde. Uma vez que começa o tempo de imersão, ela produz um sabor amargo, e é fácil obter de 2 a 3 copos fortes de chá, a partir de uma única colher de chá solto ou um par de sachês.

Você também pode comprar a teanina, que tem um preço bem acessível, e adicioná-la à sua pilha de pré-treino. 

Sim, a teanina começou a aparecer em muitos suplementos pré-treino, mas nem sempre em doses eficazes. Certifique-se de que você está recebendo o suficiente, e em seguida, junte com cafeína suficiente para apoiar seu foco e desempenho!





               Estudo Científico Comprovado e Aprovado           


L-theanina (ácido gama-etilamina-L-glutâmico) é um aminoácido interessante que não é encontrado na proteína dos alimentos ...







L-theanina, um novo relaxante natural.
Introdução
L-theanina (ácido gama-etilamino-L-glutâmico) é um aminoácido interessante que não é encontrado na proteína dos alimentos (Figura 1), mas representa mais de 50% dos aminoácidos livres totais no chá verde (Camellia sinensis). Além do chá verde, parece que a L-teanina está presente apenas em outras três espécies; um tipo de cogumelo - Xerocomus Badius - e outras duas espécies do gênero Camellia. O teor de teanina do chá verde é responsável por entre 1-2% (em média) do peso seco total. A L-teanina é sintetizada na raiz da planta, mas concentrada nas folhas. O chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo (após a água) e acredita-se que muitos dos benefícios reportados do seu consumo são atribuíveis à contribuição na L-teanina.

A L-teanina parece atravessar a barreira hematoencefálica e tem demonstrado que influencia a atividade das ondas cerebrais, possivelmente através de uma influência em neurotransmissores, como dopamina e serotonina, sugerindo possíveis aplicações em estresse, ansiedade e depressão. A teanina também parece contrariar as propriedades excitantes da cafeína - um fato que provavelmente explica por que as pessoas se sentem relaxadas depois de beber chá verde, apesar do teor de cafeína. Pesquisa adicional é focada em um papel potencial para a teina no suporte imune e cardiovascular, bem como no controle de peso e síndrome pré-menstrual. 

Aplicações potenciais 

Ansiedade
O chá verde tem sido conhecido como uma bebida relaxante, e os cientistas agora acreditam que o gosto e as suas propriedades relaxantes são atribuíveis ao seu conteúdo em theanine. Na verdade, no Japão, os suplementos de teanina são vendidos especificamente para a modulação do humor (equilíbrio).
A pesquisa sobre voluntários humanos mostrou que a teanina cria uma sensação de relaxamento em aproximadamente 30-40 minutos após a ingestão (a evidência anecdótica sugere que mesmo os efeitos podem ser mais rápidos se o pó de L-teanina for dissolvido sob a língua ) através de pelo menos dois mecanismos diferentes. Primeiro, estimula diretamente a produção de ondas cerebrais alfa criando um estado de relaxamento profundo e alerta mental semelhante ao alcançado através da meditação (Figura 2). Em segundo lugar, está envolvido na formação do neurotransmissor gama amino butírico inibidor de ácido (GABA). O GABA influencia os níveis de outros dois neurotransmissores, dopamina e serotonona, ambos importantes no relaxamento e no equilíbrio do humor.

Curiosamente, os participantes neste estudo parecia para chegar a um estado mental de relaxamento alerta, mas sem sedação - o que sugere um potencial de aplicação para pessoas que sofrem de ansiedade ou stress relacionado que precisa para estar alerta, a fim de realizar suas atividades diárias doenças. A teanina não induz o sono, pois não afeta a onda theta (Figura 2). 

Teanina parece aumentar tanto dopamina e serotonina no cérebro e um estudo recente em ratos mostraram que a administração de L-teanina por um período de quatro meses aumentou tanto a capacidade de aprendizagem e memória.
Estrutura química da L-teanina
Saúde Cardiovascular Os
pesquisadores identificaram anteriormente uma relação entre os níveis de serotonina e a pressão arterial, com alguns nutrientes, como o 5-hidroxitriptofano (5-HTP) sendo usados ​​em alguns estudos como agentes de redução da pressão arterial. Isso levou alguns pesquisadores a propor um papel potencial para a L-teanina na hipertensão. Em um estudo, as ratas hipertensas que receberam L-teanina mostraram reduzir significativamente a pressão arterial, embora esses resultados não tenham sido repetidos quando foi utilizada uma variedade diferente de ratos. 

Em outro estudo, os efeitos protetores do chá verde foram investigados. Três principais constituintes de chá verde (teanina, cafeína e polifenóis)
Classificação das ondas cerebrais e estados mentais. Note-se que, assim como as marchas de um carro, os estados mentais vão de baixo (delta) a alta (beta) de energia. Estimulantes como a cafeína reprimem as ondas de theta e alfa e promovem ondas beta, causando maior estresse e ansiedade, e uma diminuição da função imune.

em relação à sua capacidade de inibir a oxidação do colesterol LDL. Embora os polifenóis tenham sido melhores do que a L-teanina nesta tarefa, a te-anina melhorou do que a cafeína.
Redução de sintomas de PMS por L-teanina (Adaptado de Procedimentos do No-gei Kagaku Kai, (Biosci Biotech Biochem 75, 166, Marcb 2001, Kyoto) em cooperação com Taiyo Kaguku Co., Ltd., Universidade de Shizuoka e do Instituto de Planejamento Familiar do Japão)
Cancro
Vários estudos indicam que a teanina pode ser útil para aqueles que seguem um tratamento de quimioterapia. Parece que a teanina pode aumentar a concentração de fármacos quimioterápicos e reduzir o nível de glutationa em células cancerosas, enquanto protege as células saudáveis ​​dos efeitos adversos da quimioterapia através da sua ação antioxidante. 

Controle de peso
Foi proposto ao chá verde como ajuda para o controle de peso, colocando os pesquisadores em especial a ênfase no estudo de seu conteúdo em catequinas em relação a esse efeito. Em um estudo, os ratos receberam catequinas, cafeína e teanina chá verde ou uma combinação desses componentes, durante um período de 16 semanas. Os aumentos no peso corporal foram significativamente reduzidos em todos os grupos em comparação com o placebo, indicando um papel para o chá verde e componentes individuais, como a ananina, no controle de peso. Enquanto a teanina contribui em parte para o efeito do chá verde em relação ao controle do peso, é a sinergia dos compostos encontrados no chá verde que o torna tão eficaz, e não apenas o conteúdo de teanina. Por tanto,

SPM
Em um estudo realizado por pesquisadores japoneses, a L-teanina parece ser de valor para as pessoas com síndrome pré-menstrual (PMS). Vinte mulheres com PMS receberam 200 mg de L-teanina diariamente e foram avaliadas utilizando um questionário distribuído. A teanina causou reduções nos sintomas mentais, sociais e físicos associados à PMS e foi significativamente melhor do que o placebo (Figura 3). 
Principais Aplicações Potenciais
• Promove um estado de relaxamento e alerta de consciência ao mesmo tempo, sem causar sonolência, reduzindo o estresse e a ansiedade. 
• Melhora a aprendizagem e a concentração, aumentando a acuidade mental. 
• Reduz os efeitos negativos da cafeína. 
• Protege o sistema imunológico, já que o estresse é prejudicial para você.
• Proteção cardiovascular: propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o colesterol LDL. Também pode ser útil na hipertensão. 
• Poderia ser útil no controle do peso. 
• Alivia os sintomas da síndrome pré-menstrual. 
• Melhora a eficácia da quimioterapia em células cancerígenas e protege células saudáveis ​​dos efeitos adversos da quimioterapia através da sua ação antioxidante. 

Precauções, contra-indicações, interações medicamentosas e segurança A
L-teanina parece aumentar a atividade e a eficácia de agentes quimioterapêuticos (doxorrubicina, idarubicina, pirazodecina, cisplatina e irinotecano) em células tumorais.

A L-teanina parece ser bem tolerada em níveis tão elevados como 4.000 mg / kg de peso corporal por dia, não mostrando efeitos adversos em ratos, e nenhum efeito humano adverso foi relatado até à data. A L-teanina possui uma DL50, uma medida de toxicidade aguda, superior a 5.000 mg / kg, o que indica a alta segurança deste suplemento natural. 

Embora não haja evidências de problemas até o momento, não é aconselhável usar L-teanina durante a gravidez e a lactação. 

Da mesma forma, aqueles que tomam drogas antidepressivas / ansiolíticas ou quaisquer outras drogas que alterem a química do cérebro devem usar a teína somente sob supervisão médica.
Faixa de admissão típica
entre 50 e 600 mg por dia. A ingestão típica de ansiedade é de 150-450 mg por dia. Pode ser usado em casos específicos, por exemplo em ataques de pânico. Foi relatado que seus efeitos começam em cerca de 30 a 40 minutos em casos de ansiedade. Evidências anedóticas sugerem que mesmo os efeitos podem ser mais rápidos se o pó de L-teanina for dissolvido sob a língua. 
Referências
1. Goto. X; Horie, H.; Ozeki, Y.; Masuda, H.; Warashina. J. Composição química do chá verde japonês comercialmente disponível. Foods Food ingred, J. Jpn. 1996; 170: 46-51. 
2. Kakuda T, Nozawa A, Unno T, et ai. Efeitos de inibição da ananina sobre a estimulação da cafeína avaliada pelo EEG no rato. Biosci Biotech-nol Biochem 2000; 64: 287-293.
3. Juneja LR, Chu D, Okubo T, et ai. L-the-anine - um aminoácido único de chá verde e seu efeito de relaxamento em seres humanos. Food Sci Tech 1999; 10: 199-204. 
4. Ito K, Nagato Y, Aoi N, et ai. Efeitos de L-the-anine no relatório de ondas alfa-cerebrais em voluntários humanos. Nippon Nogeikagaku Kai-shil998; 72: 153-157. 
5. Yokogoshi H, Kobayashi M, Mochizuki M, Terashima T. Efeito da teanina, r-glutamil-etilamida, sobre monoaminas cerebrais e relacão de dopamina estriada em ratos conscientes. Neuro-chem Res 1998; 23: 667-673. 
6. Yokogoshi H, Kobayashi M. efeito hipotênio da gama-glutamilmetilamida em ratos espontaneamente hipertensivos. Life Sci 1998; 62: 1065-1068.
7. Yokogoshi H, Kato Y, Sagesaka YM, et ai. Efeito de re-ducção da teanina sobre a pressão sanguínea e 5-hidroxiindoles do cérebro em ratos espontaneamente hipertensos. Biosci Biotechnol Biochem 1995; 59: 615-618. 
8. Yokozawa T, Dong E. Influência do chá verde e seus três principais componentes após a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade. Exp Toxicol Pathol 1997; 49: 329-335. 
9. Sadzuka Y, Sugiyama T, Suzuki T, Sonobe T. Melhoramento da atividade da doxorrubicina por inibição do transportador de glutamato. Toxicol Lett 2001; 123: 159-167. 
10. Sugiyama T, Sadzuka Y, Nagasawa R, et al. Transporte de membrana e atividade antitumoral da pirarubicina, e comparação com a doxorrubicina. Jpn J Cancer Res 1999; 90: 775-780.
Sugiyama T, Sadzuka Y. Theanine, o derivado específico de glutamato no chá verde, reduz as reações adversas da doxorrubicina ao alterar o nível de glutationa. Cancer Lett 2004; 212: 177-184. 
Sadzuka Y, Sugiyama T, Miyagishima A, et al. Os efeitos da ananina, novo modulador bioquímico romance, sobre a atividade antitumoral da adria-mycina. Cancer Lett 1996; 105: 203-209. 
Zheng G et al. Efeitos anti-obesidade de três principais componentes do chá verde, catequinas, cafeína e teanina, em camundongos. Em Vivo. 2004 Jan-Fev; 18 (1): 55-62
Procedimentos do Nogei Kagaku Kai, (Biosci Biotech Biochem 75, 166, março de 2001, Kyoto) em cooperação com Taiyo Kaguku Co., Ltd., Universidade de Shizuoka e The Family Planning Institute of Japan. Borzelleca JF, Peters D, Hall W. Uma toxicidade diária de 13 semanas e estudo toxicocinético com 1-teanina em ratos. Food Chem Toxicol. 2006 Jul; 44 (7): 1158-66.
Artigo escrito por Mikel García Iturrioz 
Solgar Espanha

                                                                                          By  Solrac   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Vistas

Página no facebook